Workshop DGT - Cartografia de ocupação do solo e dinâmicas territoriais: COS, CLC e Copernicus


Irá decorrer nas instalações da Direção-Geral do Território, em Lisboa, no dia 30 de maio pelas 9:30 o evento de lançamento da Carta de Ocupação do Solo (COS) 2015 e de disponibilização da COS2010.


O evento inclui a apresentação das séries multitemporais harmonizadas da COS (1995, 2007 e 2010) e da Cartografia CORINE Land Cover (CLC) (1990, 2000, 2006 e 2012) e a divulgação de estudos de dinâmicas territoriais.

Neste evento far-se-á também a apresentação de produtos de monitorização de ocupação do solo desenvolvidos no âmbito do Programa Copernicus pela Agência Europeia do Ambiente para Portugal, e.g. Atlas Urbano, mapa de impermeabilidade e zonas ripículas.

As apresentações sobre a COS, o CLC e os produtos Copernicus focar-se-ão nas especificações técnicas destes produtos promovendo-se assim uma utilização alargada mas também adequada destes instrumentos. Inclui-se, ainda, a apresentação de um estudo multiescala das dinâmicas territoriais em Portugal Continental entre 1995 e 2010.

A DGT apresentará a política de dados da COS e a estratégia futura desta Direção-Geral para a monitorização da ocupação do solo, e haverá ainda uma apresentação especificamente dedicada aos mecanismos de acesso a estes produtos, definidos de acordo com a diretiva INSPIRE.

Será também efetuada uma apresentação do IP-Sentinel (plataforma de acesso a imagens de Portugal dos satélite Sentinel) e do projeto LCLU-STATS (Provision of harmonised land cover / land use information: LUCAS and national systems): iniciativas desenvolvidas pela DGT em colaboração com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e com o Instituto Nacional de Estatística, respetivamente.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos