Apresentação da infraestrutura: IPSentinel

A Direção-Geral do Território (DGT) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estão a convidar a participar na sessão pública de apresentação da infraestrutura IPSentinel que terá lugar no dia 27 de abril, pelas 9h30 no Auditório do IPMA em Algés.


A infraestrutura IPSentinel tem como objetivo armazenar e disponibilizar, sem custos, imagens dos satélites Sentinel adquiridas sobre o território nacional. Esta infraestrutura foi desenvolvida pela DGT em parceria com o IPMA e financiada por um programa da Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), viabilizado através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants). A criação da infraestrutura IPSentinel foi motivada pela ação integrada da DGT e do IPMA na política de participação ativa de Portugal no Programa Europeu de Observação da Terra Copernicus, nomeadamente no seu Segmento Colaborativo de Solo (CollGS).

Pretende-se com este evento promover a potencialidade de utilização de conjuntos de dados de Observação da Terra (OT), em particular das imagens Sentinel, junto das mais variadas comunidades de produtores e utilizadores, de âmbito nacional, regional e local, bem como a comunidade científica e académica.

IPSentinel é baseado no sistema Scientifc Data Hub (DHuS) da ESA, disponibilizado em software de código livre


O evento decorrerá durante a manhã e conta com duas sessões. Na primeira sessão será feita uma apresentação do projeto IPSentinel e o seu enquadramento no Programa Copernicus. Na segunda sessão serão apresentadas e demonstradas as principais funcionalidades do portal IPSentinel. Nomeadamente como fazer pesquisas, por área geográfica de interesse, tipo de produto ou data, como armazenar as suas pesquisas e como pesquisar em catálogos externos como o SNIG. Contaremos ainda com breves apresentações de alguns trabalhos que estão a ser desenvolvidos com dados dos satélites Sentinel.


A abertura da sessão contará com a presença da Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, do Presidente do Conselho Diretivo do IPMA, Miguel Miranda, do Diretor-Geral de Política do Mar (DGPM), Fausto Brito e Abreu e do Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão.

A participação neste evento é gratuita, no entanto, devido à capacidade limitada do auditório a inscrição é obrigatória.

Clique aqui para mais informação e para proceder à sua inscrição no evento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Mapa geológico completo de Portugal e Espanha

II JORNADAS DE TURISMO MILITAR