Mapa geológico completo de Portugal e Espanha

No dia  21 de janeiro vai ser apresentado em Madrid, no auditório do Gomez Pardo o novo "Mapa Geológico de Portugal e Espanha na escala 1: 1.000.000. A participação é gratuita limitada aos lugares existentes, no entanto, por motivos organizacionais é necessário confirmar presença através do e-mail: nieves.fernandez@igme.es ou telefone +34 913 495 936.

Esta cartografia reflete uma melhoria no conhecimento geológico e que levou à conclusão do Plano de MAGNA (Mapa Geológico de Espanha em 1: 50.000, 2ª série), iniciado em 1972, que cobriu todo país com informação geológica detalhada e homogénea de alta qualidade, acessível através de um novo visualizador web.

Abrange toda a Península Ibérica e Ceuta, Melilla, ilhas de Espanha e Portugal: Ilhas Baleares, Ilhas Canárias, Açores e Madeira. Este é um mapa que integra cartografia realizadas pelo IGME (Espanha) e LNEG (Portugal) e sua realização foi abordado a partir de trabalhos anteriores à escala de 1: 400.000 das grandes unidades geológicas: Maciço Varisco, Pirinéus, Cordilheira Bética, Cordilheira Cantábrica e Ibérica Bacias do Douro, Tejo e do Ebro.



Neste novo mapa, inclui pela primeira vez a cartografia geológica da plataforma continental Espanhola e Portuguesa e as ilhas atlânticas portuguesas, reunindo a vasta informação gerada em mais de 30 anos de pesquisas em geologia marinha. Este é um ponto especialmente importante de vista ao alargamento da Zona Económica Exclusiva (ZEE), como a extensão dos direitos de soberania nacional é feito critérios puramente geológicos.

A informação nela contida são estruturados de acordo com os Padrões de Desempenho da directiva INSPIRE e o mapa estará disponível no site da IGME como o serviço WMS-Inspire e assim como pdf para download.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

III Encontro Convergir