Informação Geográfica para todos

O acesso e a localização da informação geográfica é uma preocupação que tem vindo a aumentar ao longo dos últimos tempose assume-se cada vez mais como um elemento estratégico para muitos fins, quer públicos quer privados.
A Câmara Municipal de Mirandela , consciente da importância deste instrumento, resolveu criar um portal onde se encontra toda a informação geográfica anteriormente espalhada por diversos departamentos.

A ideia do Portal de Informação Geográfica SIGMDL acontece em 2006. Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Mirandela e responsável pelos serviços de SIG da autarquia, António Branco, este projecto surge «a par da crescente necessidade de se efectuar uma gestão mais eficiente da informação cartográfica e alfanumérica que se encontrava dispersa por vários sectores da Câmara Municipal de Mirandela, procedendo-se, assim, à sua organização, através da construção de um modelo de dados, e à sua centralização num servidor».

Em diversos eventos, tive oportunidade de ver a aplicação e é sem dúvida um exemplo a seguir para outros municipios e entidades públicas no sentido de se criar um acesso livre à informação geográfica e espalhada por vários organismos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos