Planos de gestão territorial disponíveis na Web



A Direcção-Geral do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) tem disponível, a partir do seu site, para consulta online, o Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT), um projecto que engloba todos os planos de ordenamento do território que vigoram em Portugal Continental.

A iniciativa compreende os chamados planos directores municipais (PDM), os planos regionais de ordenamento do território (PROT), planos de urbanização (PU), planos de pormenor (PP), planos de ordenamento da orla costeira (POOC), entre outros, escreve o jornal Público. Com o SNIT passa a ser mais fácil conhecer as possibilidades e constrangimentos de utilização de um terreno que se pretenda adquirir ou que se tenha herdado.

Na prática o SNIT é uma infra-estutura de dados espaciais (IDE). Mas tem um senão, os dados mais relevantes estão restritos ao público em geral. O acesso ao Web Map Sever (WMS), ainda em fase de desenvolvimento, estão reservados às entidades públicas e a algumas entidades privadas cuja actividade tem uma relação directa e relevante com os grandes projectos de desenvolvimento territorial do País.


A partir de um mapa do país e duas janelas de fácil utilização, o sistema de pesquisa permite seleccionar o município para o qual se pretende consultar os instrumentos de gestão do território. Em resultado, os planos surgem listados em baixo, com
links para os respectivos regulamentos e plantas.

Comentários

Lisete Osório disse…
A grande maioria da cartografia disponibilizada está digitalizada e está a preto e branco o que dificulta qualquer tipo de leitura.
Espera-se que, no futuro, esta informação, tão imprescindível, esteja disponivel a cores e que permite alguma interoperabilidade entre os diferentes mapas.

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos